quarta-feira, 17 de junho de 2009

Nefertiti


Nefertiti, o seu nome significa "a mais bela chegou" foi rainha da XVIII dinastia do Antigo Egipto, esposa principal do faraó Amen-hotep IV, mais conhecido por Akhenaton. Desse casamento teve 6 filhas: Meritaton, Eketaton, Ankhesenpaaton Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré. Nefertiti acompanhou o seu marido lado a lado em seu reinado porém, a certa altura, no ano 12 do reinado de Amen-hotep ela desaparece e não é mais mencionada em qualquer obra comemorativa ou inscrições e parece ter desaparecido sem deixar qualquer rasto.
Este desaparecimento foi interpretado inicialmente como uma queda da rainha, que teria deixado de ser a principal amada do faraó, sendo rejeitada a favor de Kiya. Alguns egiptólogos defendem a hipótese de que Nefertiti governou o Egipto durante dois anos, logo após a morte do marido Akhenaton. Porém, sua morte também é um mistério, mas acreditasse que foi assassinada por sacerdotes, por esta ser o braço direito de seu marido. A 6 de Dezembro de 1912 foi encontrado em Amarna o famoso busto da rainha Nefertiti, por vezes também designado como o "busto de Berlim" em função de se encontrar na capital alemã.
O busto de Nefertiti mede 50 cm de altura, tratando-se de uma obra inacabada. A prova encontra-se no olho esquerdo da escultura, que não tem a córnea inscrustrada. O busto de Nefertiti é talvez a peça mais bela que sobreviveu aos tempos do Antigo Egipto, pois será sempre conhecida pela sua beleza egipcia.

Sem comentários:

Enviar um comentário